DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.630Palavras-chave:
Formação de professores. Inclusão escolar. Filosofia da diferença. Educação a Distância.Resumo
Neste artigo, apresentamos o que o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem produzido, recentemente, visando à formação continuada de professores. Referimo-nos, mais especificamente, às ações que contam com o apoio da Escola de Extensão da UNICAMP (EXTECAMP). Tratamos de nossas experiências na construção e desenvolvimento de Cursos de Difusão Cultural, que têm nos proporcionado a possibilidade de desconstruir o conhecimento educacional tradicionalmente baseado nos ritos da Modernidade. Apresentamos o que temos conseguido implementar e desenvolver por meio de projetos formativos, em pequena e larga escalas. Enquanto criadores e professores de alguns dos cursos que são oferecidos pelo Laboratório, implementamos novas maneiras de tornar o processo de formação docente, a distância, mais próximo da realidade escolar vivida por aqueles que estão no “chão da escola”. Outra preocupação tem sido a atenção à acessibilidade dos conteúdos. A partir das avaliações dos cursos, os participantes nos revelaram o impacto que esse tipo de formação tem em suas práticas e estudos. Constatamos a força positiva que a composição entre filosofia, literatura e arte, próprias da estética inovadora desses cursos do LEPED, tem trazido para a formação desses professores participantes.Downloads
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Publicado
30-08-2022
Como Citar
LANUTI, J. E. de O. E.; BAPTISTA, M. I. S. D.; MANTOAN, M. T. E. DESCONSTRUIR A PRÁTICA PARA RECRIAR A TEORIA: como formamos professores para a educação inclusiva. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 103–116, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.630. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/630. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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