O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v8i2.628Palavras-chave:
Lesson study. Autoeficácia. Desenvolvimento profissional docente. Aprendizagem colaborativa. Revisão sistemática da literatura.Resumo
Evidências empíricas sugerem que os contextos colaborativos têm impacto na autoeficácia do professor. O Lesson Study (LS), conhecido como um modelo de desenvolvimento profissional docente que fomenta a colaboração baseada na investigação, pode gerar um efeito positivo sobre a autoeficácia. Contudo, o conhecimento sobre como estes conceitos se correlacionam é limitado. A fim de lançar luz sobre o tema, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para investigar a relação entre o LS e a autoeficácia para aprimorar o ensino e a aprendizagem. Quatro bases de dados internacionais foram consultadas (Web of Science, SCOPUS, ERIC e SciELO), e um total de oito estudos preencheram os critérios de inclusão. A pesquisa foi conduzida, em abril de 2022, e utilizou o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos identificados foram sintetizados qualitativamente. Os resultados indicaram que o LS tem potencial para promover a colaboração, melhorar o conhecimento do conteúdo dos professores, aumentar as expectativas de desempenho e aumentar a autoeficácia dos professores, que, por sua vez, é um indicador do desempenho acadêmico dos estudantes. Por outro lado, foi revelado que a falta de tempo e de recursos pode contribuir para um fraco desempenho acadêmico. Poucos estudos foram recuperados através do mecanismo de busca. Ao final, foram propostas sugestões para futuras pesquisas.Downloads
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Publicado
30-08-2022
Como Citar
FLUMINHAN, C. S. L.; MARQUES, A. P. A. Z.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. O POTENCIAL DO LESSON STUDY E DA AUTOEFICÁCIA PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: uma revisão sistemática da literatura. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 8, n. 2, p. 66–84, 2022. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v8i2.628. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/628. Acesso em: 26 nov. 2024.
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Seção
Artigos
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