EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:

evidências de uma Instituição Federal de Ensino

Autores

  • Jackson Manuel Neves IFPE
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.18817/ticseademfoco.v7i1.520

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os motivos preponderantes da evasão de alunos de cinco cursos de formação técnica profissional de nível médio subsequente na modalidade Ensino a Distância - EaD, em uma Instituição de Ensino Federal. A pesquisa é do tipo exploratória, e foi utilizada uma abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário eletrônico, enviado por e-mails disponibilizados pela Instituição, no qual se buscou identificar o perfil dos alunos, assim como identificar os principais motivos que os levaram a evadir de seus cursos. Obteve-se, ao final da pesquisa, a resposta de 28 alunos, o que pode ser considerado um número baixo, contudo se conseguiu extrair respostas dos cinco cursos analisados. A dificuldade em se adquirir respostas para os questionários reflete em uma das maiores causas apontadas pelos alunos para a evasão: a presença de motivação. Além desta, falta de planejamento e de domínio no manuseio das ferramentas utilizadas pela plataforma Moodle. Os participantes afirmam sentir falta de uma maior relação interpessoal entre alunos, tutores e professores. Assim sendo, a partir dos resultados da pesquisa, conclui-se que os motivos de evasão dos alunos de ensino técnico subsequente na modalidade EaD são semelhantes aos de outros níveis e modalidades, conforme apontam os estudos apresentados neste trabalho.   Palavras-chave: Educação a Distância. Evasão Escolar. Educação Profissional.

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Publicado

09-07-2021

Como Citar

NEVES, J. M.; MOURA, D. L. EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:: evidências de uma Instituição Federal de Ensino. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 7, n. 1, p. 113–126, 2021. DOI: 10.18817/ticseademfoco.v7i1.520. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/520. Acesso em: 26 nov. 2024.

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