A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.18817/tics.v6i2.506Palavras-chave:
REAS. Tecnologias para Educação. H5P.Resumo
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs em cursos nas modalidades presencial e a distância é recorrente. Com estes recursos, é possível a elaboração de um material didático mais atrativo; com um design instrucional/educacional bem estruturado, faz com que o conteúdo proposto tenha um melhor aproveitamento na aprendizagem. O objetivo deste trabalho é apresentar o H5P (HTML 5 Package), um plugin que pode ser utilizado no Moodle, Word Press e Drupal, sendo ele totalmente gratuito. Com essa ferramenta, você pode criar materiais com conteúdos mais elaborados, interativos e gamificar suas atividades. O texto tem por base a literatura que aborda questões de gamificação, apresentada por Mattar; Design instrucional, abordada por Filatro e a aprendizagem significativa de Ausubel. Num primeiro momento, é apresentado o H5P; na sequência, as possibilidades de apresentação de conteúdo e atividades a partir deste recurso com os métodos mais adequados segundo o Design instrucional; e por fim, aponta as aplicações desta ferramenta para o ensino de História. O material elaborado e as atividades foram inseridos em um curso de Licenciatura em História de uma Universidade pública. Os resultados são parciais, entretanto obtivemos o feedback positivo dos acadêmicos num primeiro semestre de aplicação, onde os relatos apontam um melhor aprendizado da aplicação de atividades em diferentes formatos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-12-2020
Como Citar
BASSANI, F.; OLIVEIRA JUNIOR, H. A. de; SZMOSKI, R. M.; CRUZ, H. B. da. A ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZANDO O H5P: possibilidades para o ensino de História. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 6, n. 2, p. 144–155, 2020. DOI: 10.18817/tics.v6i2.506. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/506. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê - Práticas Inclusivas e Inovações: os desafios da educação no século XXI
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.