O FÓRUM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NA EaD
Resumo
Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vêm se modificando com o tempo, em decorrência principalmente dos avanços ocorridos nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entre as TICs disponíveis, destaca-se o uso dos fóruns na construção da aprendizagem colaborativa do conhecimento, fornecendo um espaço aberto para o aluno registrar as informações que considere significativas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Apesar de sua importância na interação na EaD, ainda existem desafios a serem superados, como a dificuldade de comunicação de alguns tutores com os alunos e dos alunos entre si. Nesse sentido, apresentamos um estudo de caso onde analisou-se os comentários no fórum “Vantagens e Desvantagens do Consumo de Plantas Transgênicas” da disciplina de Biotecnologia Vegetal do Curso de Especialização em Ensino de Genética, modalidade EaD, da Universidade Estadual do Maranhão, com relação às interações, estratégias de mediação e discussões realizadas sobre o tema. Observou-se que a interação tutor-aluno foi predominante (63%) em relação à interação aluno-aluno (37%). As principais estratégias utilizadas foram estimular a interação entre os alunos, sensibilizando para a importância da aprendizagem colaborativa do problema proposto, e a discussão do tema com a proposta do Desafio dos Produtos Transgênicos, que possibilitou o aumento dos comentários de discussão no fórum. De modo geral, o fórum apresentou-se como uma ferramenta fundamental na discussão desses temas, auxiliando o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Biotecnologia Vegetal a distância.Palavras-chave: Alimentos Transgênicos. Educação a Distância. Fórum.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-12-2017
Como Citar
SOUZA, C. P. A.; TCHAICKA, L. O FÓRUM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA NA EaD. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/223. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior - SIIES
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.