AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS
Resumo
A alfabetização tem avançado significativamente durante essas últimas décadas. Com as descobertas e contribuições de diversos campos científicos compreendemos que alfabetizar-se vai além de simples práticas de codificação e decodificação. O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) no espaço escolar, analisando sua contribuição para aprendizagem da leitura e escrita de crianças das primeiras séries do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica em acervos físicos e digitais. O referencial teórico se ancora na literatura sobre o processo de alfabetização mediado pelas novas tecnologias, apoiando-se nos principais teóricos tais como, Soares (2009), Coscarelli (2005), Cafiero e Coscarelli (2011), Binotto e Sá (2014) e Xavier (2005). Concebeu-se à investigação, a perspectiva de uma revelação: a de que a alfabetização de crianças aliada às Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) possibilita, por meio da utilização de diferentes ferramentas tecnológicas nas salas de aula, o desenvolvimento de novos modos de se relacionar com a aprendizagem da leitura e escrita. Assim, o processo de alfabetização é potencializado pelo acréscimo de práticas pedagógicas diversificadas e coerentes com um processo de ensino e aprendizagem concreto e significativo para os alunos.Palavras-chave: Alfabetização. Novas Tecnologias. Processo de Aprendizagem.Downloads
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Publicado
01-12-2017
Como Citar
GONÇALVES, I. B. de S.; SILVA, D. C. da. AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/216. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
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Artigos
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