INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social
Resumo
A inovação é ferramenta da sociedade do conhecimento. No contexto educacional, a inovação conecta-se por novas metodologias no fazer pedagógico, envolvendo ao cenário de aprendizagem um mundo virtual que, integrado à tecnologia de comunicação digital, possibilita o atendimento do maior número de indivíduos, chegando a demandas específicas, como pessoas com deficiência. A partir dessas considerações, o objetivo neste artigo é mapear as relações da educação a distância e as tecnologias assistivas no intuito de averiguar as contribuições dessas para a acessibilidade da pessoa com deficiência. Para atender ao objetivo desta pesquisa, utilizou-se uma metodologia classificada como exploratório-descritiva. Esta metodologia permite delinear o tema e aumentar a familiaridade dos pesquisadores com o fato, além de esclarecer os conceitos inerentes ao assunto em estudo, por meio da exploração e descrição de determinado objeto. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica, a partir de uma busca sistemática na base de dados on-line Scopus. Essa análise possibilita contagens relevantes como: produção por região; temporalidade das publicações; pesquisas por área do conhecimento; contagem de literatura relacionada à citação do estudo; fator de impacto de uma publicação científica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge predominante no campo multidisciplinar, intersectando as discussões nas áreas de ciências da computação, ciências sociais, educacional e engenharias. Palavras-chave: Educação a Distância. Tecnologias Assitivas. Pessoa com Deficiência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-07-2017
Como Citar
DE BEM MACHADO, A.; LOPES DA SILVA, A. R.; SPANHOL, F. INTERSECÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um novo modo de inclusão social. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, n. 1, 2017. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/170. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.