FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura
Resumo
Para atender às necessidades de formação dos profissionais da saúde em conformidade com modalidade de Ensino a Distância (EaD), que encontra-se em franco crescimento, o presente artigo tem o seguinte objetivo analisar como a EaD vem sendo utilizada para a formação de profissionais de saúde, bem como suas dificuldades, avanços e desafios a partir de uma revisão integrativa da literatura. O método foi realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura, tendo como fonte o Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a National Library of Medicine, National Institute of Health (PubMed) e o Education Resources Information Center (Eric). Foram selecionados 22 artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados no período de 2008 a 2015. Quanto aos resultados destacam-se entre as facilidades que o Ambiente Virtual de Aprendizagem otimiza o processo de ensino-aprendizagem; que é possível aplicação prática do conteúdo; conta-se com flexibilidade de tempo e lugar para estudo e; a possibilidade de combinar cursos. Os fatores que dificultam referem-se à falta de habilidade para lidar com Internet, à atitude negativa frente ao trabalho em grupo e a inadequação da infraestrutura. Sugerem melhoria na organização e estrutura dos cursos, bem como incentivo e motivação dos participantes. Concluiu-se que há boa aceitação e melhora no processo de ensino-aprendizagem, embora ainda seja necessário o enfrentamento das dificuldades.Palavras-chave: Educação a distância. Educação em saúde. Ensino. Desenvolvimento de pessoal.Downloads
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Publicado
27-03-2017
Como Citar
PADOVAN OTANI, M. A.; SANCHES MARIN, M. J.; DEPONTI ALVES, S.; GIROTTO, M.; DA ROCHA TONHOM, S. F.; NEVES NASCIMENTO, E.; DE PAULA E SILVA, L. C. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA: uma revisão da literatura. TICs & EaD em Foco, São Luís, v. 3, 2017. Disponível em: https://xibo.uemanet.uema.br/index.php/ticseadfoco/article/view/154. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
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